terça-feira, 30 de outubro de 2012

O Efeito Apex - um enigma fascinante mental e psicológica


Há uma coisa interessante que acontece às vezes enquanto trabalhava com EFT (Emotional Freedom Techniques, uma terapia baseada em energia que bate em pontos dos meridianos para aliviar o desconforto emocional, psicológica, física e espiritualmente). No par de anos eu tenho trabalhado com pessoas usando EFT, que me deparei algumas vezes a mim mesmo. Neste artigo, vou apresentar alguns exemplos desta questão, falando sobre algumas possíveis razões que ocorre, e observando algumas maneiras que nós, como profissionais, pode trabalhar com o cliente, que pode ser experimentando.

Alguns exemplos:

- Em um caso, eu estava tocando com uma enfermeira médica de mais de 30 anos sobre a sua dor no joelho. Ela estava cético no início mas quando a dor diminuiu, as primeiras palavras da sua boca eram "de alguma forma você me distraiu".

- Outro exemplo foi quando eu estava tocando na ansiedade de um estudante universitário teste. O estudante chamou-me uma noite em um pânico total sobre um próximo exame. Nós aproveitado algumas rodadas ea classificação intensidade (quando nós batemos, temos normalmente um SUDS iniciais ou de intensidade de leitura de quanto a questão incomoda o cliente. A escala é de 0 a 10, com 0 sendo pouco incômodo e 10 intenso) foi a partir de um 9 a 4. O estudante estava contente com isso e desligou o telefone. Eu recebi um telefonema de alguns dias mais tarde, com o aluno dizendo como ela chegou a 90 em seu teste, quase 30 pontos a mais do que no primeiro teste. Quando perguntei sobre o nível de ansiedade, o estudante disse muito casualmente que ela não estava muito preocupado com este teste em tudo.

Eu disse levemente, "Oh, a batida ajudou, hein?"

E ela disse: "Eu realmente não precisa tocar muito, porque eu não era tão estressado."

Em um exemplo recente, eu estava tocando com uma mulher que estava lutando com o conceito de perda. Depois de algumas rodadas, o seu nível de intensidade veio caminho de um 9 para cerca de um 3. Quase tão de repente, ela parecia ter desligado para a idéia de tocar e, ao invés, em pânico aquecida, começou rapidamente e intensamente discutir sua crença inflexível em sua religião. Era como se ela se sentia como se estivesse traindo a Deus usando o trabalho de energia e se sentia culpada porque ela estava se sentindo alívio a partir dele. (Qual a opção que talvez seu Deus trouxe a técnica de energia a ela como uma ferramenta para ajudar com o seu problema não estava em jogo neste momento.)

Então, o que está possivelmente acontecendo aqui?

Em nenhum destes exemplos foi o crédito EFT dado para o alívio. Em vez disso, o cliente desviou em outra direção ou tangente. Gary Craig, fundador da EFT, toca sobre este tema no manual de EFT e em seu site. Ele a chama de Efeito Apex. Dr. Roger Callahan, colaborador da terapia do campo do pensamento, o precursor do EFT, chamou-lhe o problema Apex. Também tem sido considerada um tipo de inversão psicológica. Fred P Gallo, autor de "Psicologia da Energia", relatou o problema ápice para a dissonância cognitiva, um termo cunhado pelo psicólogo social Leon Festinger.

Em termos básicos, a dissonância cognitiva é o efeito emocional de experimentar um comportamento que se opõe a uma atitude interna ou crença. E, normalmente, esta é uma emoção negativa ou sensação de desconforto.

Um exemplo simples disso pode ser quando tomamos um teste de múltipla escolha e mudar a nossa resposta em seguida, encontrar a nossa resposta inicial foi a correta. Nós comumente reagem ao obter a resposta errada, justificar a alteração, sentir algo sobre isso (geralmente chateado ou raiva), e outros. A questão não é tanto que mudou a resposta, mas sim como nos sentimos ou reagiu ao resultado (no caso, recebendo a resposta errada depois que inicialmente tinha razão). Neste exemplo, o teste é a parte lógica da situação e da nossa reacção ao erro é a parte subconsciente. Esta constrição de lógica e subconsciente (não lógico) cria sentimentos de ansiedade, tristeza, culpa, segundo adivinhar nós mesmos, sentindo-se ameaçado (identidade), negação, sentindo que precisamos para explicar nossas ações / reações, e muito mais.

As pessoas não gostam de se sentir desconfortável. Parte deste é construído em - psicologicamente e biologicamente. Psicologicamente, criar fundações e crenças que nos ajudam a manobra através do nosso dia a dia vida. Quando algo desafia uma fundação ou crença, geralmente a base de alguma forma sente que deve defender-se, mesmo que a idéia recém-descoberta é tão eficaz ou melhor ainda. O desafio causa desconforto e nós queremos fazer tudo o que pudermos para aliviar o desconforto.

Biologicamente, a mente funciona rapidamente, de modo que ele pode reagir rapidamente com o estímulo. Quando reage, isto é, tipicamente, um nível subconsciente. Com EFT, por vezes, algo que tem sido uma parte de nossa identidade ou um sentimento que tivemos por anos ou uma dor que acabou de ser usado para, pode se dissipar rapidamente. Sugere-se que as nossas mentes tomar varreduras periódicas do que está acontecendo em nossos corpos em todos os níveis (emocional, físico, etc.)

Então, se a mente vê que em um momento em que há uma dor e no próximo ele foi embora, uma de duas coisas acontecerá. Uma, a mente decide a dor nunca foi lá, em primeiro lugar ou dois, ele diz que ainda está lá. No primeiro caso, as pessoas não lembram a intensidade a questão trazida desde a mente não lembra ou reconhecê-lo. Neste último caso, a dor pode voltar, mostrando que o cliente tem uma resistência a deixar de ir a questão. (Se este for o caso, um método usado para ajudar a passar por isso, se o cliente quer ir além da dor, é bater em aspectos ou em outras partes, da questão central. Pode haver outras peças do quebra-cabeça o que pode estar contribuindo para a aderência do cliente sobre a questão. Fazer uma lista, como no Procedimento de Paz Pessoal que Gary Craig apresenta, pode ser de ajuda para encontrar estes aspectos adicionais. Outra causa notável de um problema não compensação envolve tais toxinas como perfumes, alimentos, etc, que interferem com o sistema de energia do corpo.)

Assim como nós, como a pessoa que experimenta a dissonância, normalmente aliviar o desconforto associado com um comportamento oposto nossas crenças? Existem vários métodos têm sido observados. Um deles é a alteração de um aspecto ou parte da ideia. Por exemplo, se vemos pessoas ricas como esnobes e ainda queremos ser ricos, mas nós não queremos ser um esnobe, podemos olhar para outros exemplos de pessoas ricas que não são esnobes.

Outra maneira é o que é chamado viés de confirmação, ou encontrar motivos para apoiar uma crença existente. Isto é visto muito quando estamos batendo nos até onde podemos sempre parecem encontrar algo para reforçar a nós mesmos que somos maus.

Reduzir a importância de toda a questão é outra técnica. Isto também é chamado banalização. Nosso exemplo do caso de teste ansiedade representado este conceito.

Outro método é substituir a reação emocional com o raciocínio lógico. Muitas vezes é a nossa resposta emocional que nos paralisa. Ao olhar para a situação com a lógica um pouco mais, pode ser capaz de ver as opções e escolhas que de outra forma não poderia ver porque estamos em um túnel emocional.

Liberando o nosso apego à questão e os fatores envolvidos é outra maneira as pessoas a lidar com o desconforto. Neste método, o cliente puxa acessório longe a experiência e a crença.

Curiosamente, o conceito de dissonância cognitiva parece ser mais prevalente em sociedades que a individualidade valor do que aqueles que valorizam a dinâmica de grupo.

O problema vértice também tem sido considerada para se relacionar com o conceito de confabulação médica. Em termos mais básicos, isto é, quando a mente cria uma resposta (muitas vezes uma mentira) e acredita. É comum em clientes de amnésia e acidente vascular cerebral, por exemplo, que qualquer pessoa pode confabular. Se algo acontece quando a pessoa não entende ou sabe a resposta, ele ou ela pode fazer algo e instantaneamente acreditar como verdade, só para ter uma resposta.

Outra explicação do problema ápice é que para as pessoas que estão passando por isso, eles estão de alguma forma dizendo que eles não merecem se sentir melhor por algum motivo. Ele traz o ponto de que muitas questões são realizadas em nosso subconsciente, que simplesmente não funcionam em uma escala lógica. Podemos estar pensando, sem a nossa consciência que quer se livrar desta questão ou problema, mas subconscientemente ... queremos ser seguro, que pode estar vivendo em nossa criança interior, as nossas memórias, nossas identidades, nossa familiar, ea gosto.

O que nós como profissionais podem fazer.

Muitos profissionais estão preocupados que os clientes que experimentar o efeito Apex não pode ver que a EFT ajudou e pode parar de usá-lo ou não falar bem dele. Há várias coisas que o praticante pode fazer para ajudar o cliente que está experimentando o efeito, ao mesmo tempo mantendo a integridade da técnica EFT. Um ponto importante a fazer aqui é que para o praticante de EFT, independentemente do que acontece com o cliente, a crença do praticante de EFT é crítica. Se um cliente está experimentando dúvida ou descrença, a fé no processo de EFT pelo praticante pode ser uma peça fundamental no quebra-cabeça global. O praticante não precisa vindicar isto por dizer, apenas acredite e com todas as vibrações de energia, ele vai se sustentar.

Várias fontes sugerem que um método eficaz para diminuir a intensidade do efeito de dissonância cognitiva ou vértice pode ser para explicar o processo para o cliente, para que o efeito de ponta pode acontecer e, basicamente, que se trata. Ele não tem que ser uma explicação elaborado embora apenas o suficiente para colocar o conceito em sua consciência que isso poderia acontecer. O explanaiont poderia ser tão simples como: "Algumas pessoas têm experimentado uma diminuição rápida da intensidade e senti que EFT escutas distraído eles ou que o problema nunca foi a de um grande negócio em primeiro lugar, porque a EFT pode trabalhar de forma rápida e trabalha. nossas energias naturais do corpo, a intensidade pode cair apenas isso rápido. "

Investigação no campo da psicologia sugeriu que o mais se pensa sobre o problema que eles estão negando existir, o mais intenso são sobre isso enquanto se está no lugar do sentimento sobre isso, eles são menos estressados ​​e menos intenso sobre isso . O ponto para o praticante de EFT aqui é de alguma forma vincular os resultados de ter nenhuma intensidade ou se preocupam com a questão inicial para algum estado emocional do cliente, em vez de forçá-los a pensar sobre como EFT-los ajudado. Se o cliente fez uma lista procedimento Pessoal da Paz, talvez um outro aspecto relacionado com a questão pode chamar a pessoa de volta a uma visão emocional do problema geral. A coisa boa sobre este processo, também, é que distrai a mente de tentar descobrir o que fazer (trazer de volta o assunto ou assumem que nunca aconteceu). Ele também leva o cliente de volta para o processo de EFT e eles provavelmente já mostram uma diminuição de intensidade sobre o problema geral e outros aspectos.

O que é importante lembrar é que o cliente não é intencionalmente enganando o processo ou se. Nós todos queremos sentir bem, mas ele também pode vir à custa de contradizer o que já sabemos ou considerados parte de nossa identidade por um longo tempo. Enquanto processos como EFT pode fornecer resultados surpreendentes e bastante rápida, a mente não é sempre em linha ou não sempre pegar o mais rápido.

Como um praticante de EFT, precisamos estar cientes de que esse tipo de comportamento pode acontecer e que não é comumente intencional. Basta estar consciente pode ajudar-nos a trabalhar com e através dele para a primeira coisa que precisamos fazer é manter um ar de calma. O cliente pode reagir de várias maneiras - por exemplo, como observado nos exemplos, negação, ignorando completamente que, pânico, etc Se as coisas começam a ficar aquecido, usar algumas técnicas de-escalada, como ficar relaxado, não abordá-los ( entrar em suas fronteiras. Sugere-se a permanecer pelo menos quatro metros de distância, especialmente no caso de pânico), e falar em um tom relaxado, calmo, e não condescendente.

O uso de habilidades de escuta ativa é um grande aliado nesta situação. Deixe a conversa cliente. Ouvi-los e não fazer julgamentos. Use perguntas abertas para desenhar respostas a partir deles. Se eles estão em pânico e sentir constrangido no escritório, oferecer para mover para fora ou para uma sala maior. Responder aos seus sentimentos não suas palavras. Reformular declarações como você compreendê-los. E, claro, como a maioria dos praticantes de EFT fazer, confiar e usar sua intuição para trabalhar com e através do efeito com o seu cliente. Feliz tocando tudo!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário