quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Microsoft Visio 2010 - Primeiras Impressões


A primeira coisa que vai enfrentar a maioria dos usos do Visio 2010 é a nova interface "Fluente", e em particular a fita. Para qualquer migrar de uma versão anterior do Visio sem o benefício de ter usado outro produto do Office 2007, a curva de aprendizagem vai parecer íngreme, de fato. Para aqueles de nós que têm utilizado outro escritório 2007 produtos, a fita será exibida mais familiar, no entanto Microsoft claramente tida em conta o feedback dos seus usuários, porque eles têm revertido para o menu Arquivo e em 2010 abandonou o botão do Office que apareceu no 2007 série.

No Office 2010 a aparência da interface fluente é limpa e suave para os olhos, com um esquema de cor cinza pálido para a fita e uma sombra ligeira queda em torno da página, e esse olhar é consistente em toda a suíte de programas. Considerando alguns componentes do Office 2007 foi dada a fita e outros não, todos os componentes do Office 2010 agora usar esta nova interface, incluindo Projeto Outlook, e, claro, o Visio. Supõe-se para representar uma forma mais intuitiva de aceder a comandos eles o arranjo complicado de barras de ferramentas e menus de versões anteriores oferecidos, no entanto, para qualquer um acostumado a usar os menus e barras de ferramentas das versões anteriores do Office, encontrar algo familiar pode, por vezes, envolvem uma caça frustrante .

O novo menu Arquivo fica em sua própria guia identificados a partir dos outros por sua cor azul, e aparece por padrão quando o programa é aberto para mostrar o equivalente da "Introdução" página. A disposição é realizada a partir da versão de 2007 com três colunas verticais exibido, e a partir daqui um novo desenho pode ser iniciado de um certo número de maneiras - a partir de qualquer um dos modelos disponíveis, a partir de um desenho existente, a partir de uma amostra de desenho ou de um modelo no site do Microsoft Office Online. Alternativamente, um desenho em branco pode ser escolhido que não terá stencils abertos por padrão.

A barra de ferramentas de acesso rápido fica acima da guia Arquivo por padrão, mas pode ser exibida abaixo da fita, se necessário. O botão drop-down no lado direito da QAT oferece aos usuários a possibilidade de personalizá-lo adicionando ou removendo botões - um recurso muito útil para pessoas que estão acostumadas a ver uma visualização de impressão ou um ícone de impressora em um local familiar. Outra característica que o Visio 2010 partes com os seus homólogos do Office é a barra de zoom no canto inferior direito da janela que permite uma ampliação imediata, e tem ícones de tela cheia e as janelas Pan e Zoom ao lado. Aliás, todos os atalhos de teclado anteriores ainda funcionam, incluindo os que utilizam a tecla Alt.

A funcionalidade do software é muito semelhante à versão de 2007, com algumas modificações, o recurso de conexão automática é agora um pouco mais elaborado, com opções sensíveis ao contexto oferecidos automaticamente quando a seta azul é AutoConnect pairava sobre desenhos e agora pode ter grupos de formas apresentadas em recipientes, que podem ser formatados para ser visualmente distintos uns dos outros. Para diagramas de processo, "Legend" e "Sub novo processo" recursos estão disponíveis para a exibição de legendas de gráficos de dados e dividir os processos complexos em pedaços mais navegáveis. Outros novos recursos incluem o SharePoint compatibilidade, integração AutoCAD operado, fácil e mais preciso colar e alinhamento automático quando as formas são adicionadas aos diagramas existentes - outra proteção em tempo real.

Em todos Visio 2010 parece uma sofisticada peça de software que, finalmente, tem uma interface compatível com os outros membros da família Office, se as melhorias que a Microsoft fez para a versão anterior será realmente um benefício quando usá-lo continua a ser visto....

Nenhum comentário:

Postar um comentário