sábado, 17 de novembro de 2012

O que é Wi-Fi e como funciona


Se você acessou Internet a partir do aeroporto ou de qualquer outra rede sem fio, você já usou Wi-Fi gratuito. Esta tecnologia tem verdadeiramente 'desconectado' este mundo e revolucionou o uso da Internet. Neste artigo, eu dar uma explicação simples do que é Wi-Fi e como ele funciona.

Longe vão os dias em que os computadores usados ​​para ser amarrado a roteadores e modems de conexão à Internet. Você pode sentar em qualquer lugar que você gosta com o seu computador portátil e acessar a Internet agora, graças à tecnologia Wi-Fi. Vamos dar uma olhada no que é Wi-Fi e como ele funciona.

O que é Wi-Fi?

Se você está se perguntando o que é que Wi-Fi para ficar, é a abreviatura de Wireless Fidelity. Wi-Fi é o nome da marca de tecnologia de rede sem fio padrão. Wi-Fi permite o acesso sem fio à Internet através de rádio de onda de conectividade. Esta tecnologia é definida pelo padrão IEEE 802.11, que foi projetado para estabelecer uniformidade em produtos de rede sem fio produzidos em todo o mundo. Em suma, o Wi-Fi é sinônimo de rede sem fio e é possível através de técnicas avançadas de comunicação de rádio.

Antes de falar sobre como é Wi-Fi trabalho, deixe-me listar os principais componentes de uma rede Wi-Fi gratuito. O componente mais importante de tal rede é um roteador sem fio. É o elo de ligação entre os seus laptops conectados na rede sem fio e auto-estradas da Internet.

É um transmissor, bem como o receptor de sinais de rádio. Ele também converte os sinais digitais em sinais analógicos e volta para analógico digital. A velocidade de transmissão de dados na rede, bem como a sua segurança é dependente do router wireless. Os componentes segundo mais importantes são os adaptadores sem fio instalados em seus computadores portáteis que recebem e transmitem sinais para o roteador sem fio. Os roteadores sem fio são equipados com propulsores de antena para aumentar o alcance do sinal.

Como o Wi-Fi funciona?

Se você entender como dois comunicação via rádio acontece, entender o que é Wi-Fi e como ele funciona será consideravelmente simples. Agora vou levá-lo através do funcionamento de redes Wi-Fi. Vamos dizer que você está em sua casa Wi-Fi e você ligar o seu computador portátil para acesso à Internet. Aqui é como Wi-Fi funciona.

Pesquisas laptop sem fio adaptador para sinal

Uma vez que você ligar o laptop e seu adaptador embutido ou conectado sem fio está operacional, ele procura uma fonte de rede sem fio nas proximidades. O adaptador sem fio é um transmissor mais receptor de sinais de rádio. Ele também exerce as funções de um modem, que converte os sinais digitais em sinais de rádio analógicas e sinais de rádio de volta para o digital.

Uma vez que o adaptador recebe um sinal do roteador sem fio por meio de ondas de rádio, o computador fica registrado na rede sem fio para comunicação. O roteador sem fio é conectado ao ISP (Internet Service Provider) através de uma porta Ethernet. O roteador sem fio é a porta de entrada para transmissão de dados. Esses roteadores comunicar através 2,4 GHz e 5 GHz freqüências de rádio. Maior a freqüência, maior é a largura de banda para transmissão de dados.

Autenticação de Usuário de rede sem fio

Você será solicitado a fornecer autenticação do usuário para se conectar e usar a rede. Uma vez que você faça o login e digitar a senha, comunicação de duas vias entre o roteador wireless e um adaptador pode começar.

Os dados são transmitidos através de ondas de rádio

Agora vamos entender como os dados são transmitidos através da rede. Sempre que você abrir o seu navegador e solicitação de uma página web, a consulta na forma de um sinal digital é convertido pelo adaptador sem fio em um sinal de portadora de rádio da modulação.

Este sinal é criptografada com a tecnologia ou WPA2 ou WEP para evitar que ele desembarque em mãos de curiosos! O roteador sem fio decifra o sinal, demodula-lo de volta em um sinal digital, envia a consulta para o ISP, que encaminha os dados de volta para ele. Os dados de páginas da Web solicitadas por você é recebido pelo roteador, criptografado e modulada para um sinal de rádio na banda de 2,4 GHz ou 5 GHz. Esta é recebido pelo adaptador, decifrado e desmodulado novamente para ser exibido em seu navegador! Tudo isto acontece de uma fracção muito pequena de um segundo, como ondas de rádio são uma parte do espectro electromagnético e viajam à velocidade da luz!

Espero que este artigo tenha deixado nenhuma dúvida em sua mente sobre o que é Wi-Fi e como ele funciona. Wi-Fi nos libertou das amarras e ônus do mundo com fio. A tecnologia que tornou possível é simplesmente dois comunicação via rádio que tem sido em torno de mais de cem anos!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário